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Compressor Centrífugo

O compressor centrífugo é um tipo de compressor amplamente utilizado em motores de aeronaves, principalmente em motores turbojato mais antigos e em aplicações específicas onde sua alta razão de compressão por estágio é vantajosa. Ele opera com base no princípio da força centrífuga, que acelera o ar para fora de um impulsor rotativo e o direciona para um difusor, onde a velocidade do ar diminui e a pressão aumenta.

Componentes Principais

Funcionamento

  1. O ar entra pelo centro do impulsor, onde é acelerado devido à rotação de alta velocidade do rotor.
  2. A força centrífuga empurra o ar para a periferia do impulsor, aumentando sua velocidade.
  3. O ar passa para o difusor, onde sua velocidade é reduzida, resultando em um aumento de pressão.
  4. O ar comprimido é então direcionado para a câmara de combustão para mistura com o combustível e subsequente combustão.

Tipos de Impulsor

  • Entrada Simples: Tem um único ponto de entrada de ar e, geralmente, um diâmetro maior para garantir fluxo suficiente.
  • Entrada Dupla: Possui entradas em ambos os lados, permitindo um fluxo maior de ar sem necessidade de aumentar muito o diâmetro do impulsor.

Vantagens

  • Alta pressão por estágio, permitindo um design mais compacto em comparação com compressores axiais.
  • Boa eficiência em uma ampla faixa de velocidades de rotação.
  • Construção relativamente simples e custo de fabricação mais baixo.
  • Menor peso em comparação a compressores axiais equivalentes.
  • Requer menos potência de partida, facilitando a operação.

Desvantagens

  • Ocupa uma grande área frontal em relação ao fluxo obtido, o que pode limitar sua aplicação em motores modernos.
  • Não é prático para múltiplos estágios devido a perdas de eficiência causadas pela mudança de direção do fluxo de ar.

Os compressores centrífugos ainda são utilizados em motores menores, como unidades auxiliares de potência (APU) e algumas aplicações de motores turboélice, onde seu design compacto e eficiência a baixas velocidades são vantajosos. Entretanto, nos motores modernos de alta potência, os compressores axiais são mais comuns devido à sua maior eficiência e menor resistência ao fluxo de ar.