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Conectores Elétricos em Aeronaves

Os conectores elétricos são componentes cruciais para a instalação e manutenção de circuitos elétricos e sistemas eletrônicos em aeronaves. Eles oferecem diversas vantagens em relação às antigas barras de terminais, sendo mais compactos, leves e capazes de proteger os contatos contra umidade, sujeira e vibrações.

Estrutura e Funcionamento

Um conjunto típico de conector consiste em duas partes principais: o plug (geralmente com soquetes) e o receptáculo (contendo os pinos). Os pinos e soquetes são conectados a fios individuais e, quando acoplados, estabelecem uma conexão elétrica robusta. Para reduzir o risco de curtos-circuitos, a seção de pinos costuma estar conectada ao lado “terra” do circuito, enquanto o plug é ligado à seção energizada.

Conectores são amplamente empregados em sistemas como:

  • Conexões entre as asas e a fuselagem, que são montadas em fases separadas.
  • Interfaces com Unidades Substituíveis em Linha (LRUs), como reguladores de tensão e computadores de voo, facilitando sua substituição sem riscos de erro nas conexões.

Tipos e Especificações

Conectores usados em aeronaves devem atender a padrões rigorosos, frequentemente baseados em especificações militares (MIL), como MIL-DTL-5015. Esses conectores são identificados por designações como MS3100A-20-27S, que indicam características específicas como tipo, tamanho e número de conexões.

Os conectores podem ser redondos, com mecanismos como colares de rosca para maior segurança, ou retangulares, especialmente usados em LRUs. Modernamente, as conexões do tipo crimpado são preferidas por sua confiabilidade, substituindo conexões soldadas em aeronaves mais antigas.

Instalação e Manutenção

O processo de instalação envolve:

  1. Decapagem adequada do fio para evitar danos ao condutor.
  2. Crimpagem ou soldagem dos fios aos contatos.
  3. Inserção dos contatos no alojamento do conector.
  4. Inspeção visual para garantir a qualidade da conexão.

Os conectores devem ser rotulados para facilitar a manutenção e evitar erros de conexão. Em locais sujeitos à corrosão, são usados conectores à prova d’água, com preenchimento de buracos de contato não utilizados para impedir a entrada de umidade.

Comparação: Conexões Soldadas vs. Crimpadas

  • Soldadas: Podem sofrer corrosão e apresentar problemas com excesso ou falta de calor durante o processo. Contatos banhados a ouro são particularmente vulneráveis.
  • Crimpadas: Mais confiáveis, rápidas de instalar e inspecionar, sem uso de fluxos corrosivos, sendo a escolha predominante em aeronaves modernas.

Os conectores desempenham um papel vital na eficiência e segurança dos sistemas elétricos de aeronaves, refletindo avanços na tecnologia e design para atender às demandas de aeronaves modernas.

Instalação de Contatos em Conectores Elétricos

A instalação de contatos em conectores elétricos segue etapas rigorosas para garantir conexões seguras e confiáveis. A seguir, estão os passos detalhados para realizar a tarefa corretamente:

Passo a Passo

1. Preparação do Pino ou Soquete

  • Insira o pino ou soquete na ferramenta de crimpagem com a abertura para o fio voltada para cima.
  • Certifique-se de utilizar a ferramenta adequada, bem como adaptadores ou configurações específicas para o tipo de contato.

2. Remoção do Isolamento do Fio

  • Decape o isolamento do fio com precisão, removendo apenas o comprimento necessário para a instalação.
  • Use ferramentas apropriadas para evitar danos ao condutor.

3. Crimpagem do Fio

  • Insira a parte decapada do fio no encaixe do contato e ative a ferramenta de crimpagem.
  • Comprima o conector apertando as alavancas até que a ferramenta liberte automaticamente o contato, indicando o término do processo.
  • Caso o contato não seja liberado, repita a operação até completar o ciclo.

4. Inspeção do Grampo

  • Verifique através do furo de inspeção se o fio está visível e devidamente preso.
  • Se o fio não for identificado ou a crimpagem não estiver adequada, refaça o processo utilizando um novo contato.

5. Instalação do Contato no Alojamento

  • Posicione o contato no alojamento do conector usando a ferramenta apropriada.
  • Certifique-se de que o contato está completamente inserido até alcançar uma posição firme, muitas vezes sinalizada por um clique audível.

Métodos de Instalação

Existem dois métodos principais para a instalação de contatos no alojamento:

  • Liberação Frontal: O contato é fixado na parte frontal do conector, sendo mantido por retentores moldados. Ferramentas específicas são usadas para essa instalação.
  • Liberação Traseira: Nesse método, o contato é instalado pela parte traseira do conector e preso por várias travas pequenas, oferecendo suporte adicional e reduzindo o risco de danos durante a remontagem.

Escolha do Método de Instalação

A escolha do método de instalação depende do design do conector. A liberação traseira é geralmente preferida por sua robustez e menor propensão a problemas durante a manipulação. Seguir rigorosamente as instruções do fabricante garante a qualidade e a segurança da instalação.

Remoção de contatos em conectores
Para retirar um contato de um conector, o técnico deve começar removendo as proteções que cobrem o fio e o contato desejado. Em seguida, uma ferramenta especial é inserida cuidadosamente na caixa do conector, liberando as travas que fixam o contato. Normalmente, utiliza-se uma ferramenta com dupla função, capaz de instalar e remover contatos, o que facilita o reparo e reduz erros.

No caso de contatos de liberação traseira, a ferramenta é deslizada sobre o fio até alcançar o contato. Quando a ferramenta completa o movimento, as travas de bloqueio são pressionadas, permitindo a remoção do contato. Para contatos de liberação frontal, o processo é semelhante, mas exige atenção redobrada para evitar danos às partes sensíveis do conector. A Figura 4-36 ilustra a remoção de contatos em conectores de liberação frontal e traseira.

Envasamento de componentes elétricos
O envasamento é o processo de encapsular fios e componentes elétricos em um material, geralmente plástico, com o objetivo de reduzir os efeitos de vibração e impedir a entrada de umidade. Esse procedimento é indicado apenas para componentes específicos, seguindo orientações detalhadas. Com o avanço dos conectores ambientalmente selados, o uso do envasamento tornou-se menos comum, sendo aplicado principalmente em aeronaves mais antigas ou em situações específicas onde esses conectores não estão disponíveis.

Conectores Light-Duty em aeronaves
Conectores light-duty, feitos com carenagens de nylon ou plástico, são amplamente utilizados em aeronaves para aplicações que não exigem alta resistência a estresse ou impermeabilização. Esses conectores são comuns em aeronaves leves e em áreas que não impactam diretamente a segurança de voo.

As carenagens desses conectores são moldadas como unidades únicas, que se acoplam para formar o conector completo. Eles podem ser fixados a uma unidade elétrica ou instalados no final de fios ou feixes de cabos. Os pinos e soquetes são ligados aos fios por meio de ferramentas de crimpagem específicas, ajustadas ao tamanho do fio e do terminal. Após a crimpagem, os pinos ou soquetes são inseridos no alojamento até travarem firmemente.

A remoção dos pinos ou soquetes requer uma ferramenta especial para liberar as travas internas, permitindo que sejam retirados sem danificar o conector. Com a variedade de fabricantes e modelos disponíveis, é essencial verificar a compatibilidade dos componentes antes da instalação ou substituição, seguindo sempre os dados técnicos atualizados.