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Durante o voo, o controle do arrefecimento do motor é essencial para manter a temperatura adequada, prevenindo superaquecimento e resfriamento excessivo. Para reduzir a temperatura, as seguintes medidas podem ser adotadas:

  1. Abrir flapes de arrefecimento: Este procedimento aumenta o fluxo de ar ao redor do motor, melhorando a dissipação de calor.
  2. Reduzir a potência: Diminuir a potência reduz o calor gerado nos cilindros durante o funcionamento.
  3. Usar mistura rica: Enriquecer a mistura de ar-combustível reduz a temperatura da combustão, pois o excesso de combustível ajuda a absorver calor.
  4. Aumentar a velocidade da aeronave sem aumentar a potência: Manobras como iniciar uma descida ou parar de subir aumentam o fluxo de ar ao redor do motor, auxiliando no resfriamento.

Riscos do Resfriamento Excessivo

O resfriamento excessivo deve ser evitado, pois pode causar:

  • Depósitos de carvão e compostos de chumbo: Isso ocorre devido à combustão incompleta, que deixa resíduos nas superfícies internas do motor.
  • Formação de gelo e condensação de água: Principalmente no carburador e nos dutos de admissão, o que pode comprometer o funcionamento do motor e a segurança do voo.