Cronogramas de Inspeção
A manutenção de aeronaves segue cronogramas de inspeção rigorosos, definidos por regulamentações como as da FAA, para garantir a segurança do voo. Os cronogramas variam conforme o tipo e tamanho da aeronave, incluindo inspeções anuais, de 100 horas ou programas contínuos de aeronavegabilidade para grandes aeronaves.
Os tradicionais A-check, B-check, C-check e D-check categorizam a manutenção por frequência e complexidade. Enquanto a A-check é simples e frequente (a cada 200 a 500 horas), a D-check, conhecida como “manutenção pesada”, pode levar de 7 a 10 dias, envolvendo inspeções profundas de sistemas. Contudo, avanços tecnológicos reduziram a necessidade de cronogramas fixos, priorizando a manutenção baseada em confiabilidade e monitoramento de componentes.
Hoje, sistemas como BITE (Built-In Test Equipment) e CMCS (Central Maintenance Computer System) facilitam diagnósticos e permitem downloads de dados via conexão sem fio antes mesmo da aeronave chegar ao portão. Essa abordagem reduz custos, tempo de inspeção e períodos de manutenção pesada, estendendo intervalos entre grandes reparos.
Durante inspeções regulares, sistemas elétricos são avaliados quanto ao desempenho operacional e condições físicas. Componentes com limite de vida, como baterias de iluminação de emergência, são substituídos. Técnicos verificam defeitos visíveis, como fios desgastados, conectores soltos e isolamento danificado. Essa manutenção proativa aumenta a confiabilidade da aeronave e a segurança operacional.