Decodificação de um Campo de Dados BNR no Padrão ARINC 429
O formato BNR (Binary Number Representation) é um dos mais usados no padrão ARINC 429 para transmitir dados contínuos, como velocidade ou altitude. A seguir, é descrito o processo de decodificação de um campo de dados BNR, com base em um exemplo de velocidade em relação ao ar (rótulo 206):
Estrutura do Campo de Dados BNR
- Bits 11-28: Contêm o campo de dados, totalizando até 18 bits.
- Bits de Dados Significativos (28-19): Representam os dados reais (10 bits no exemplo do rótulo 206).
- Bits de Padding (18-11): Configurados como 0 binário para preenchimento quando não utilizados.
- Amplitude: Define o valor máximo que os dados podem representar (exemplo: 1024).
- Resolução: Define o menor incremento possível (exemplo: 1).
Processo de Decodificação
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Identificar os Bits Significativos:
Para o rótulo 206, os bits significativos são 28-19. Os bits remanescentes são de padding e podem ser ignorados.
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Calcular o Valor de Cada Bit:
O valor de cada bit é determinado pela divisão da amplitude:
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Soma dos Bits Configurados como 1:
No exemplo fornecido, os bits configurados como 1 são: 27, 26, 24, 22 e 19.
Soma: 256 + 128 + 32 + 8 + 1 = 425
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Interpretação dos Dados:
O valor decodificado (425) é a velocidade em relação ao ar, expressa em nós.
Informações Adicionais (SDI e SSM)
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SDI (Source/Destination Identifier):
Localizado nos bits 9-10.
- 00: Todos os dispositivos conectados ao barramento devem interpretar os dados.
- 01: Específico a uma LRU, como o computador de gerenciamento de voo.
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SSM (Sign-Status Matrix):
Localizado nos bits 29-31. Indica o estado dos dados (por exemplo, confiabilidade ou fonte de transmissão):
- 11: Dados enviados a partir do computador de dados aerodinâmicos primário.
Resumo do Exemplo
- Rótulo: 206
- Formato de Dados: BNR
- Campo de Dados Decodificado: Velocidade em relação ao ar = 425 nós.
- SDI: 00 (todos os dispositivos devem ler os dados).
- SSM: 11 (dados enviados pelo computador aerodinâmico primário).
Esse processo ilustra como o ARINC 429 organiza e transmite dados críticos de forma padronizada, garantindo precisão e interoperabilidade nos sistemas aviônicos.
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