Detecção de Contaminação em Combustível de Aeronaves
A detecção de contaminação em combustíveis é crucial para a segurança das operações aeronáuticas. Combustível contaminado pode comprometer o desempenho dos motores e causar falhas críticas. O combustível deve atender aos seguintes critérios:
- Características Visuais:
- Limpo: Ausência de sedimentos visíveis ou água misturada.
- Brilhante: Aparência translúcida e brilhante, indicando ausência de contaminação.
- Identificação de Água Livre:
- Água livre é identificada por sedimentos ou uma nuvem opaca no combustível.
- Combustíveis podem conter água dissolvida em níveis que não formam uma nuvem visível, especialmente quando saturados.
- Métodos de Detecção de Água:
- Corantes solúveis em água: Adição de substâncias que colorem o combustível quando a água está presente.
- Pó químico reagente: Pó que muda de cor (cinza para rosa ou púrpura) na presença de água em níveis superiores a 30 ppm (partes por milhão).
- Filtros quimicamente tratados: Uso de uma agulha para coletar amostras através de filtros que mudam de cor ao detectar água.
- Considerações Climáticas:
- Em temperaturas abaixo de 0ºC (32ºF), a água pode congelar formando cristais de gelo, o que dificulta sua drenagem e detecção. É essencial garantir que o combustível esteja acima dessa temperatura ao realizar a verificação.
- Procedimentos de Decantação:
- O combustível deve repousar por tempo suficiente para que a água precipite e se acumule no ponto mais baixo do tanque.
- Drenar o combustível imediatamente após esse período é fundamental para remover qualquer água acumulada antes que o combustível seja agitado pelas bombas.
Esses procedimentos garantem a pureza e a qualidade do combustível utilizado em aeronaves, reduzindo riscos operacionais.