O termo Blisk se refere a um componente de turbina altamente avançado utilizado em motores a reação. Ele é uma abreviação de Bladed Disk, ou seja, um disco com pás integradas. Diferente das construções tradicionais, onde as pás são fixadas separadamente no disco, o Blisk é usinado a partir de uma única peça de metal, geralmente aço, titânio ou ligas de níquel.
Vantagens do Blisk
- Redução de peso: Elimina a necessidade de fixações individuais para cada pá, tornando a peça mais leve.
- Eficiência aerodinâmica: A fabricação como peça única reduz as folgas e os desalinhamentos entre as pás e o disco, melhorando a eficiência aerodinâmica.
- Menos manutenção: Como não há junções entre as pás e o disco, reduz-se o risco de falhas estruturais causadas por fadiga ou desgaste das conexões.
- Aumento da vida útil: A ausência de encaixes entre as pás e o disco reduz os pontos de tensão, prolongando a durabilidade do componente.
Aplicações do Blisk
O Blisk é comumente encontrado em compressores de motores a jato modernos, principalmente em motores de alto desempenho, como os utilizados em aeronaves militares e comerciais de última geração.
Esse componente representa um grande avanço na engenharia de motores aeronáuticos, trazendo melhorias significativas em desempenho, durabilidade e eficiência operacional.