Nos aviões com sistemas elétricos complexos, a distribuição da corrente elétrica ocorre por meio de terminais chamados barras ou barramentos (“bus bars”), que conectam os diversos acessórios e componentes elétricos da aeronave. O retorno da corrente elétrica utiliza a própria estrutura metálica do avião, conhecida como massa ou terra, que funciona como um condutor negativo comum.
Barramentos
Os barramentos são utilizados para organizar e distribuir a energia elétrica de maneira eficiente. Em aeronaves maiores, diferentes tipos de barramentos são usados para separar sistemas específicos. Exemplos incluem:
- Barra principal: Alimenta a maioria dos sistemas essenciais da aeronave.
- Barra de emergência: Fornece energia para sistemas críticos em situações de falha elétrica, como instrumentos de voo essenciais e luzes de emergência.
- Barra de aviônicos: Alimenta exclusivamente os sistemas de navegação, comunicação e outros dispositivos eletrônicos especializados.
Esses barramentos podem ser controlados de forma individual pelo piloto, utilizando disjuntores, que permitem desligar circuitos específicos para manutenção ou em caso de falha.
Massa da Aeronave
A estrutura metálica do avião atua como um grande condutor negativo, conectando eletricamente todas as partes metálicas, incluindo:
- Motor e componentes associados.
- Trem de pouso.
- Superfícies de controle e hastes de comando.