Distribuição de Alta Tensão

A corrente de alta tensão gerada pelo sistema de ignição é distribuída às velas de ignição por meio de cabos blindados. Este processo segue critérios rigorosos para assegurar a eficiência do motor e a compatibilidade eletromagnética com os sistemas de rádio e navegação. Os principais aspectos dessa distribuição são:

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa
  1. Ordem de Ignição:
    • Cada magneto é responsável por alimentar todos os cilindros do motor.
    • A distribuição segue a ordem de ignição do motor, garantindo que as faíscas ocorram nos cilindros no momento correto.
  2. Redundância no Sistema de Velas:
    • Cada cilindro possui duas velas, conectadas a magnetos diferentes.
    • Esse sistema de ignição redundante melhora a combustão e assegura o funcionamento do motor em caso de falha de um dos magnetos.
  3. Cabos de Velas Blindados:
    • Os cabos utilizados para conduzir a alta tensão às velas são blindados.
    • A blindagem é composta por uma malha metálica conectada à massa, que reduz a emissão de ruído eletromagnético.
    • Essa proteção é essencial para evitar interferências nos sistemas sensíveis de radiocomunicação e navegação.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa