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A eficiência ou rendimento de um motor refere-se à capacidade de converter a energia calorífica do combustível em energia mecânica útil. Nos motores aeronáuticos, essa eficiência varia geralmente entre 25% e 30%. Fatores determinantes para a eficiência incluem um bom projeto e construção do motor, assim como uma elevada taxa de compressão.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Taxa de Compressão: A taxa ou razão de compressão é a relação entre o volume do cilindro e o volume da câmara de combustão antes da compressão da mistura ar-combustível. Por exemplo, se o volume do cilindro for 800 cm³ e o volume da câmara de combustão for 100 cm³, a taxa de compressão seria 8:1.

Limitações Práticas: Embora taxas de compressão mais altas resultem em maior eficiência térmica, na prática, elas são limitadas a valores em torno de 8:1 devido ao risco de detonação, também conhecida como “batida de pinos”. Este fenômeno ocorre quando a mistura ar-combustível se inflama de forma irregular, resultando em vibrações prejudiciais ao motor e limitando o desempenho.