Equipamento Medidor de Distância
O DME (Distance Measuring Equipment) é um sistema eletrônico essencial na navegação aérea, operando na faixa UHF. Sua principal função é calcular a distância entre uma aeronave e a antena DME no solo, expressa em milhas náuticas. Esse equipamento geralmente é vinculado a frequências de outros auxílios à navegação, como VOR, ILS ou LOC (localizador).
A operação do DME é automatizada: ao sintonizar a frequência de um VOR ou ILS, o receptor da aeronave ajusta-se automaticamente à frequência UHF associada ao DME, fornecendo a leitura da distância diretamente no painel. Adicionalmente, certos modelos de DME indicam a Ground Speed (GS), ou velocidade sobre o solo, e o tempo estimado até a estação. Porém, a estimativa de tempo é válida apenas quando a aeronave se dirige diretamente à estação DME.
Um efeito importante associado ao DME é o slant range, que descreve o erro introduzido pela inclinação da linha de medição em relação ao solo. Em situações extremas, como sobrevoo direto da estação, o DME exibirá a altitude da aeronave em relação à estação, ao invés de “zero” milhas. Esse efeito se torna irrelevante quando a aeronave está distante da estação.
Nos procedimentos de navegação, a indicação de distância do DME, considerando o efeito do slant range, é precedida por “D” ou pela sigla “DME” nas cartas aeronáuticas, assegurando a correta interpretação pelo piloto. A confiabilidade do DME é alta, mas as diferenças entre as distâncias medidas pelo DME e sistemas como GPS podem gerar questionamentos. Essas diferenças são esperadas e devem ser compreendidas como características normais dos sistemas envolvidos.