Especificações ARINC
As especificações ARINC foram desenvolvidas pela Aeronautical Radio Incorporated (ARINC), uma organização criada para padronizar sistemas de aeronaves em colaboração com companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e empresas de transporte. Essas especificações têm como principal objetivo assegurar a compatibilidade e interoperabilidade entre diversos sistemas aeronáuticos, facilitando o desenvolvimento, instalação e manutenção dos equipamentos.
Dentre as principais especificações destacam-se:
- ARINC 573: Define os parâmetros para gravadores de dados de voo digitais, conhecidos como “caixas-pretas”.
- ARINC 561: Relacionada a sistemas de navegação inercial, que permitem a determinação da posição da aeronave sem auxílio externo.
- ARINC 429: Especifica a comunicação digital em um barramento único para transmissão e recepção de dados em sistemas aeronáuticos.
- ARINC 629: Padroniza sistemas de comunicação digital mais avançados que o ARINC 429, com capacidade de gerenciamento de dados simultâneos.
- ARINC 664: Focado em redes de comunicação aeronáuticas, semelhante a redes Ethernet, para transmitir grandes volumes de dados com alta confiabilidade.
O uso de tecnologias como fibra óptica para transmissão de dados é frequentemente mencionado no contexto das especificações ARINC. Um exemplo disso é o circuito de conversão ótica que converte sinais elétricos em sinais luminosos, usados em barramentos de dados de fibra ótica, garantindo maior velocidade e imunidade a interferências eletromagnéticas.
Essas especificações são essenciais para sistemas de comunicação, navegação e operação em aeronaves modernas, viabilizando avanços em segurança e eficiência operacional【13†source】【14†source】【21†source】.