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Uma bateria é composta por células ligadas em série para aumentar sua tensão. A soma das tensões individuais de cada célula determina a tensão total da bateria. Por exemplo, em baterias de chumbo-ácido, cada célula gera aproximadamente 2 V; portanto, são necessárias seis células para formar uma bateria de 12 V.

A capacidade de uma bateria indica a quantidade total de corrente que ela pode fornecer ao longo do tempo. Essa capacidade é medida em ampère-hora (Ah) para baterias maiores, como as usadas em aeronaves, ou em miliampère-hora (mAh) para baterias menores. Por exemplo, uma bateria que fornece 2 A por 2 horas tem uma capacidade de 4 Ah. A capacidade também pode ser expressa em diferentes combinações de corrente e tempo, como 1 A por 4 horas ou 8 A por 0,5 hora.

A recarga de baterias deve ser feita conforme a capacidade nominal. Pequenas células de níquel-cádmio, por exemplo, devem ser carregadas a uma taxa de 10% de sua capacidade nominal por cerca de 14 a 16 horas, garantindo carga suficiente sem sobrecarregar. Para baterias maiores de aeronaves, como as de níquel-cádmio, a carga geralmente é calculada para ser 140% da capacidade nominal. Por exemplo, uma bateria de 30 Ah requer uma carga de 42 Ah.

A capacidade de uma bateria varia com a velocidade de descarga. Descargas rápidas resultam em menos energia utilizável, pois os materiais químicos internos não têm tempo suficiente para reagir completamente. Esse comportamento é comum, por exemplo, em lanternas: após uso prolongado, a luz enfraquece, mas pode voltar momentaneamente ao desligar e aguardar, devido à reação química residual.

Para avaliar a capacidade exata de uma bateria, utiliza-se uma taxa padrão de descarga de 5 horas. Isso significa que uma bateria projetada para fornecer 6 A por 5 horas terá capacidade de 30 Ah. Entretanto, descargas mais rápidas reduzem a capacidade, como 25 Ah em 1 hora ou até 10 Ah em 10 minutos, dependendo do tipo de bateria e da química interna.

Esses fatores ressaltam a importância de usar taxas de descarga e recarga apropriadas para maximizar o desempenho e a vida útil das baterias em aplicações aeronáuticas.