Por volta de 1970 iniciou-se um programa de segurança relacionado ao envelhecimento das aeronaves focado na estrutura, sabendo da experiência de fadiga em componentes estruturais e outras degradações associadas com a idade e frequência de uso ou seja tempo e ciclos de uma aeronave.
No início, a fiação e outras partes elétricas de uma aeronave eram consideradas menos ameaçadas que a parte estrutural, e antes dos acidentes de aviação do voo 800 da TWA e da SwissAir 111, a fiação da aeronave era uma preocupação menor.
Na década de 1980, aumentaram as preocupações sobre a segurança da fiação devido a acidentes e incidentes.
As investigações encontraram, em comum, fatores degradantes da fiação elétrica nos sistemas do avião.
Investigações sobre questões da fiação foram feitas pela indústria, autoridades de aviação civil e outros órgãos do governo.
Investigações apontaram para várias falhas ocultas nos sistemas de aeronaves relacionada a fiação, dentre estes fatores que afetam a fiação podemos citar como:
Projeto da aeronave, manutenção, treinamento, instalação, ambiente, tempo dentre outros fatores.
Ao longo dos anos ficou evidente várias ocorrências em aeronaves relacionados diretamente com as cablagens elétricas e os seus sistemas, resultando em:
- Fatalidades humanas.
- Danos materiais.
- Aumento de custos para as operadoras.
- Perda de prestígio das operadoras e fabricantes.
DEFINIÇÃO DE EWIS
Qualquer fio, dispositivo de fiação, ou a combinação destes, incluindo os dispositivos de terminação, instalado em qualquer área do avião, com a finalidade de transmissão de energia elétrica entre dois ou mais pontos de terminação pretendido. . .
Em outras palavras: “Fios e componentes associados passaram a ser tratados como um sistema de avião.“
Um EWIS não é:
Os equipamentos elétricos ou aviônicos que são habilitados para condições do ambiente e procedimentos de testes.
Aparelhos elétricos portáteis que não fazem parte do projeto do avião.
Fibra óptica.
EWIS – FATORES DE DEGRADAÇÃO
LOCALIZAÇÃO DE INSPEÇÕES AO EWIS
Asas:
- Exposição de EWIS em bordos de ataque ou fuga durante a operação de slat/flap.
Motor/APU/Empenagem:
- Calor, vibração, contaminação química
- Zonas de elevada manutenção
Trem de pouso & alojamento do trem:
- Meio ambiente, vibrações e contaminação química
Painéis elétricos/unidades de substituição linha (LRU):
- Áreas de alta densidade de cablagem e elevada manutenção
- Possibilidade para danificar EWIS
Baterias:
- Contaminação química e corrosão
Geradores elétricos:
- Terminais e sinais de superaquecimento
Debaixo de galleys e toilets:
- Sujeito a contaminação por líquidos
Superfícies de comando e portas
Superfícies de comando e portas
- Mexer ou dobrar conjuntos de cablagens
Compartimento de carga ou Porão de carga:
Alta atividade de manutenção
OUTRAS FONTES DE CONTAMINAÇÃO
Inibidor de corrosão
Limalha metálica (proveniente de manutenção)
FOG – Foreign objects
FATORES HUMANOS
Os fatores humanos são um aspeto latente em toda a atividade aeronáutica e com um impacto direto no cumprimento dos padrões de segurança na aviação.
- A motivação e o empenho são essenciais para uma correta realização das tarefas de manutenção evitando dessa forma incidentes/acidentes.
- Através dos fatores humanos são identificados aspetos que influenciam a capacidade da pessoa em cumprir com as normas estabelecidas durante o desempenho das tarefas.
- Constatou-se que mais de 70% dos acidentes aeronáuticos com perda total foram originados através do erro humano ou fatores humanos.
- A conscientização dos funcionários em relação aos fatores humanos é um passo essencial para a melhoria das práticas de trabalho nas organizações.
Existem três fatores humanos principais que influenciam as tarefas relacionadas ao EWIS:
- Fadiga
- Lei de Murphy
- Complacência
Fadiga: Excesso de horas de trabalho e de turnos, especialmente com períodos múltiplos ou horas extras adicionais, pode levar à ocorrência de problemas. Os indivíduos devem estar conscientes dos perigos da diminuição do desempenho e as suas responsabilidades pessoais.
Os sintomas da fadiga podem incluir:
- Diminuição da percepção (visão, audição, etc) e uma falta geral de consciência.
- Diminuição das habilidades motoras e um maior tempo de reação.
- Problemas com a memória de curto prazo.
- Concentração Canalizada – fixação numa única questão possivelmente sem importância, falhando em manter uma visão geral.
- Qualquer défice de sono que seja identificado, terá de ser recuperado ou o desempenho começará a degradar-se levando à ocorrência do erro humano.
Lei de Murphy: Aponta que existe uma tendência entre os seres humanos para a complacência.
A crença de que um acidente só acontece aos outros pode representar um problema para o indivíduo durante qualquer tarefa de inspeção ou de manutenção em zonas ou sistemas.
Complacência: Um técnico de manutenção pode pular etapas ou deixar de prestar a devida atenção aos passos de um procedimento, especialmente em caso de inspeção de algo raramente encontrado danificado, fora de tolerância ou com qualquer anomalia.
Aplica-se especialmente em contexto de uma inspeção visual geral. Fazendo suposições do gênero: “eu já executei esse trabalho milhares de vezes!”. É obrigatório consultar os procedimentos.
Para níveis baixos de atividade, o nosso mecanismo de atenção não está particularmente ativo e a capacidade de desempenho é baixa, como resultado de a complacência e do tédio.
PROCEDIMENTOS DE PROTEÇÃO DURANTE A MANUTENÇÃO
Você deve aplicar, seguir os procedimentos de proteção aos componentes do EWIS (Sistema de Interconexão de Fiação Elétrica) durante o reparo, manutenção ou modificações.
A fiação e seus componentes relacionados (cobertura de proteção, conectores, abraçadeiras, conduítes) frequentemente são a parte mais sensível de uma instalação ou um sistema.
PROCESSO DE LIMPEZA
Boas práticas de manutenção na fiação deve conter uma filosofia de limpeza “protect, clean as you go“. Em outras palavras, os cuidados devem ser tomados para proteger as cablagens e conectores durante o trabalho, e assegurar que todas as limalhas, e contaminação são limpos após o trabalho estiver concluído.
Esta filosofia é uma abordagem proativa para a saúde do sistema de fiação. Ao sistema de fiação deve ser dada atenção especial quando a manutenção está sendo realizada nele, ou em torno dele.
Isto é especialmente verdadeiro quando realizar reparos estruturais, trabalhar em STCs, ou outras modificações.
MATERIAL DE APOIO
25.1701-1 – Certification of Electrical Wiring Interconnection Systems
1 Comentário
Muito bom esse artigo sobre o sistema EWIS, legal! Espero ver mais artigos assim publicados para continuar estudando e aprendendo com vocês. Obrigado.