Fase Operacional de Cruzeiro

A fase de cruzeiro, por ser geralmente a mais longa do voo, exige uma gestão eficiente do consumo de combustível para maximizar a autonomia e a economia operacional. Durante esta fase, o ajuste da mistura ar-combustível e a rotação do motor são fundamentais.

Mistura Pobre

Deve-se utilizar uma mistura pobre, com uma relação aproximada de 16:1 (16 partes de ar para 1 de combustível). Essa configuração reduz o consumo de combustível, mantendo a eficiência térmica do motor. O ajuste da mistura deve ser realizado gradualmente, observando-se os instrumentos para evitar superaquecimento ou perda de potência.

Rotação do Motor

A rotação do motor deve ser ajustada de acordo com as recomendações do manual de voo da aeronave. Um exemplo típico seria configurar a manete de potência para atingir 2200 RPM, como indicado no tacômetro. Essa rotação é balanceada para oferecer um bom desempenho e economia de combustível, além de reduzir o desgaste dos componentes do motor.

Considerações Operacionais

Durante o cruzeiro, é essencial:

  • Monitorar constantemente os indicadores de temperatura e pressão do motor.
  • Ajustar a mistura conforme mudanças de altitude, já que a densidade do ar diminui com a elevação.
  • Seguir estritamente as recomendações específicas do fabricante do motor e do manual de voo.
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa