Fixadores Rosqueados
Os fixadores rosqueados em aeronaves, como parafusos e porcas, são projetados para permitir a união segura de peças que requerem desmontagens frequentes. Esses dispositivos substituem métodos como soldagem ou rebitagem, que podem enfraquecer as junções após repetidas manipulações.
Existem dois tipos principais de parafusos:
- Bolts (Parafusos Mecânicos): Usados em aplicações que demandam alta resistência. Possuem ponta rombuda e geralmente incluem porcas para completar o conjunto. Sua parte rosqueada é proporcionalmente curta em relação ao comprimento total.
- Screws (Parafusos de Rosca Soberba): Aplicados onde alta firmeza não é essencial. Podem ter pontas rombudas ou pontiagudas e podem ser introduzidos diretamente no material ou em orifícios próprios. Sua parte rosqueada é proporcionalmente longa e sem definição clara da parte lisa.
Na fixação com parafusos mecânicos, o aperto geralmente é feito pela porca, enquanto a cabeça pode ou não ser utilizada para fixação. Já os parafusos de rosca soberba são sempre apertados pela cabeça.
A substituição de qualquer fixador deve ser feita preferencialmente por um idêntico ao original. Caso não seja possível, a seleção de um substituto deve ser feita com extremo cuidado para garantir a compatibilidade e segurança na operação.