Força de Torção Centrífuga
A força de torção centrífuga (CTF – Centrifugal Twisting Force) atua ao longo do eixo longitudinal de uma pá de hélice e tende a girá-la para um ângulo de passo menor. Esse efeito ocorre devido à força centrífuga exercida sobre a pá enquanto a hélice gira, tentando alinhar a massa da pá ao plano de rotação.
A força centrífuga age em toda a extensão da pá da hélice e, como resultado, exerce um torque que tende a reduzir o ângulo da pá. Isso acontece porque as seções externas da pá, que estão mais distantes do cubo da hélice, sofrem um maior efeito da força centrífuga. Esse efeito faz com que a pá tente se “achatar” ou “endireitar” para minimizar a resistência ao movimento rotacional.
Esse fenômeno é importante para o funcionamento dos sistemas de controle de passo da hélice. Em hélices de passo variável, sistemas automáticos utilizam contrapesos e forças aerodinâmicas para equilibrar a influência da força de torção centrífuga, garantindo que o ângulo da pá se ajuste conforme necessário para manter a eficiência do motor e da propulsão.