Frenagem com Arame em Manutenção de Aeronaves
A frenagem com arame é um método utilizado para assegurar que fixadores críticos em aeronaves permaneçam firmemente no lugar durante a operação. O arame de freno é empregado para evitar o afrouxamento ou a remoção acidental de componentes essenciais devido a vibrações ou esforços. Abaixo estão as regras gerais para realizar esse procedimento de forma segura e eficaz:
- Comprimento do Arame Torcido: A frenagem deve finalizar com uma ponta de arame torcido com comprimento entre 1/4″ a 1/2″ (equivalente a três a seis espiras). A ponta deve ser dobrada para trás ou para baixo, evitando que se torne um obstáculo.
- Uso de Arame Novo: Sempre utilize arame novo em cada aplicação para garantir a integridade e resistência do material.
- Ajuste ao Frenar Porcas Castelo: Para porcas do tipo castelo, é necessário realizar o aperto final ajustando o orifício do parafuso ao castelo da porca.
- Ajuste de Tensão: Após a instalação, o arame deve ser tensionado adequadamente. Não deve ser excessivamente apertado para evitar fragilidade que possa causar ruptura por vibração ou manuseio.
- Direção da Tensão: O arame deve ser posicionado de forma que sua tensão atue no sentido de apertar a porca, contribuindo para sua segurança.
- Torção Uniforme: O arame deve ser torcido com uma tensão uniforme ao longo de seu comprimento. Em frenagens em série, ele deve ser esticado ao máximo sem excesso de torção.
- Posição do Arame no Parafuso: Durante a instalação, o arame deve contornar a cabeça do parafuso pela parte inferior, evitando que se desloque para a parte superior, o que poderia causar folgas prejudiciais.
Essas diretrizes são essenciais para garantir a eficácia do arame de frenagem, assegurando a segurança da aeronave e prevenindo falhas mecânicas. Seguir rigorosamente esses procedimentos é fundamental para a manutenção segura e eficiente.