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Frenagem com Arame em Manutenção de Aeronaves

A frenagem com arame é um método utilizado para assegurar que fixadores críticos em aeronaves permaneçam firmemente no lugar durante a operação. O arame de freno é empregado para evitar o afrouxamento ou a remoção acidental de componentes essenciais devido a vibrações ou esforços. Abaixo estão as regras gerais para realizar esse procedimento de forma segura e eficaz:

  1. Comprimento do Arame Torcido: A frenagem deve finalizar com uma ponta de arame torcido com comprimento entre 1/4″ a 1/2″ (equivalente a três a seis espiras). A ponta deve ser dobrada para trás ou para baixo, evitando que se torne um obstáculo.
  2. Uso de Arame Novo: Sempre utilize arame novo em cada aplicação para garantir a integridade e resistência do material.
  3. Ajuste ao Frenar Porcas Castelo: Para porcas do tipo castelo, é necessário realizar o aperto final ajustando o orifício do parafuso ao castelo da porca.
  4. Ajuste de Tensão: Após a instalação, o arame deve ser tensionado adequadamente. Não deve ser excessivamente apertado para evitar fragilidade que possa causar ruptura por vibração ou manuseio.
  5. Direção da Tensão: O arame deve ser posicionado de forma que sua tensão atue no sentido de apertar a porca, contribuindo para sua segurança.
  6. Torção Uniforme: O arame deve ser torcido com uma tensão uniforme ao longo de seu comprimento. Em frenagens em série, ele deve ser esticado ao máximo sem excesso de torção.
  7. Posição do Arame no Parafuso: Durante a instalação, o arame deve contornar a cabeça do parafuso pela parte inferior, evitando que se desloque para a parte superior, o que poderia causar folgas prejudiciais.

Essas diretrizes são essenciais para garantir a eficácia do arame de frenagem, assegurando a segurança da aeronave e prevenindo falhas mecânicas. Seguir rigorosamente esses procedimentos é fundamental para a manutenção segura e eficiente.