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Frenagem com Contrapino

A frenagem com contrapino é um método de fixação utilizado em componentes críticos para evitar que porcas e parafusos se soltem devido a vibrações ou outras forças. A técnica consiste em inserir um contrapino através de um orifício no parafuso e na porca de castelo, dobrando suas extremidades para garantir segurança adicional. As porcas de castelo utilizadas devem possuir orifícios alinhados com os do parafuso.

Regras gerais para a instalação de contrapinos:

  1. Tamanho e alinhamento:
    • O contrapino deve estar em boas condições e adequar-se perfeitamente ao orifício do parafuso, permitindo pequena folga lateral.
  2. Dobras e cortes:
    • A extremidade que circunda o final do parafuso não deve ultrapassá-lo. Caso exceda, deve ser cortada.
    • A ponta dobrada para baixo não deve encostar na arruela. Se necessário, corte para ajustar.
  3. Método opcional de frenagem:
    • Caso o contrapino contorne lateralmente a porca, suas pontas não devem ultrapassar as bordas laterais da porca.
  4. Dobras do contrapino:
    • As pernas do contrapino devem ser dobradas em um ângulo suave para evitar quebras. Dobras muito acentuadas são susceptíveis a causar falhas.
    • O uso de pequenas pancadas com um martelo ou macete é indicado para ajustar e dobrar as pontas de forma controlada.

Essa técnica é amplamente utilizada em sistemas de aeronaves, veículos e equipamentos industriais, garantindo a integridade dos conjuntos sob condições de vibração e uso intenso.