fbpx

A frequência de uma corrente alternada (CA) indica o número de ciclos completos que ocorrem em um segundo, sendo medida em hertz (Hz). Cada ciclo inclui um aumento da corrente de zero até o máximo positivo, retorno a zero, aumento até o máximo negativo e retorno a zero novamente. A unidade “hertz” homenageia Heinrich Hertz, cientista alemão que contribuiu para a ciência elétrica. Um hertz equivale a um ciclo por segundo. Termos como quilohertz (1000 Hz), megahertz (1.000.000 Hz) e gigahertz (1.000.000.000 Hz) são comuns em descrições de frequências, como em rádios ou processadores.

No Brasil, sistemas de energia geralmente operam a 60 Hz, enquanto na Europa utilizam 50 Hz ou 100 Hz. Em aeronaves, é comum a frequência de 400 Hz, usada em circuitos modernos devido à maior eficiência para aplicações específicas. Algumas aeronaves mais recentes operam com frequências variáveis, entre 360 Hz e 800 Hz.

A frequência influencia diretamente o desempenho de equipamentos elétricos, como motores síncronos, que ajustam sua velocidade conforme a frequência, mesmo com pequenas variações de tensão. Utilizar um equipamento projetado para uma frequência em uma diferente pode causar sobrecarga devido aos efeitos de reatância indutiva e capacitiva, tópicos detalhados mais adiante.