Gasolina de Aviação
A gasolina de aviação é composta predominantemente por hidrocarbonetos, constituídos de hidrogênio e carbono. Contudo, impurezas como enxofre e água dissolvida podem estar presentes devido à exposição à umidade atmosférica e resíduos do petróleo bruto no processo de refino.
O chumbo tetraetila (TEL) é adicionado para melhorar a performance do motor. Este aditivo é combinado com brometos e cloretos orgânicos para evitar a formação de óxidos sólidos de chumbo dentro dos cilindros, permitindo que as partículas de chumbo sejam expelidas com os gases de combustão. Adicionalmente, inibidores químicos são incluídos para evitar a formação de resíduos sólidos durante a evaporação do combustível.
Propriedades Relevantes:
- Volatilidade: Refere-se à forma como o combustível se comporta durante a combustão. Uma volatilidade controlada garante um desempenho consistente.
- Valor de Aquecimento: Determina a energia liberada durante a combustão, impactando diretamente a eficiência do motor.
- Corrosividade: A gasolina deve ter baixo potencial corrosivo para evitar danos às peças do motor.
- Formação de Depósitos: O combustível é formulado para minimizar resíduos que possam impactar a limpeza e a durabilidade do motor.
Essas características influenciam diretamente a eficiência operacional, a vida útil entre manutenções e o desempenho geral da aeronave.