Giro direcional
O giro direcional é um instrumento de navegação que utiliza um giroscópio como elemento principal. Esse giroscópio mantém uma posição fixa em relação a uma referência direcional, geralmente baseada na orientação inicial definida pelo piloto. Diferentemente de uma bússola magnética, o giro direcional não é influenciado pelo magnetismo terrestre, proporcionando uma indicação mais estável e precisa durante o voo.
O funcionamento do giro direcional depende do princípio da inércia giroscópica, onde o rotor do giroscópio resiste a alterações na sua orientação. Essa característica permite que o instrumento mantenha sua referência direcional mesmo quando a aeronave muda de trajetória ou atitude.
O instrumento requer ajustes periódicos, pois está sujeito a pequenos desvios conhecidos como precessão giroscópica, causados por atrito nos rolamentos do giroscópio e efeitos da gravidade. Por isso, o piloto precisa sincronizar o giro direcional com a bússola magnética de tempos em tempos, garantindo a consistência das indicações.
O giro direcional é amplamente utilizado em aeronaves para auxiliar na manutenção do rumo, especialmente durante manobras ou em condições de baixa visibilidade, onde a referência visual externa é limitada.