O giroscópio de atitude acionado por sucção é amplamente utilizado em aeronaves para fornecer informações precisas sobre a orientação da aeronave em relação ao horizonte. Esse sistema funciona por meio da passagem de ar succionado através de um filtro e direcionado contra as palhetas do rotor do giroscópio. O movimento do ar é fundamental para manter a rotação do rotor em alta velocidade, o que garante estabilidade e precisão na indicação de atitude.
O sistema possui orifícios estrategicamente posicionados no alojamento do rotor e palhetas pendulares que controlam o fluxo de ar. Em situações onde o rotor se inclina devido a forças externas, as palhetas pendulares alteram a abertura dos orifícios, equilibrando a descarga de ar e induzindo uma força de precessão corretiva. Esse mecanismo força o giroscópio a retornar à sua posição vertical original.
Os limites operacionais de inclinação e giro são especificados pelo fabricante, e ultrapassá-los pode levar ao colapso do giro, prejudicando sua funcionalidade. Em caso de colapso, o dispositivo auxiliar “cage” permite que o piloto restaure manualmente a posição do rotor para a operação normal. Esse recurso é essencial para reconfigurar rapidamente o sistema após manobras bruscas ou após o desligamento do motor da bomba de vácuo.
Este tipo de giroscópio é uma escolha confiável em muitas aeronaves devido à sua simplicidade e resistência, embora dependa de uma fonte constante de sucção, geralmente fornecida por uma bomba de vácuo ou venturi.