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Giroscópio Direcional

Funcionamento do giroscópio direcional

O giroscópio direcional é alimentado por corrente elétrica de 115 V e 400 Hz, proveniente do sistema SLAVING, que energiza o estator criando um campo elétrico giratório constante. Esse campo induz o movimento do rotor, que gradualmente alcança cerca de 23.000 RPM em aproximadamente dois minutos, garantindo a rigidez necessária para operar com precisão.

O rotor está montado em um anel interno do sistema giroscópico, permitindo movimentos em qualquer eixo horizontal. Um componente chave, a chave de mercúrio localizada na base do anel interno, controla o motor de torque. Este sistema assegura que o rotor permaneça na posição horizontal, ajustando automaticamente sua orientação.

Conforme a aeronave muda de direção, o giroscópio detecta variações e transmite sinais síncronos ao sistema SLAVING. O anel externo do giroscópio permanece fixo em relação ao rotor, enquanto o estator de um síncrono, posicionado no mesmo eixo do anel externo, envia os sinais de variação de posição para o SLAVING. Esses sinais são fundamentais para monitorar mudanças de rumo e ajustar a orientação da aeronave.

Este sistema é essencial para a navegação precisa, especialmente em voos sob condições de baixa visibilidade.