A distribuição dos feixes de fios elétricos deve ser projetada para oferecer proteção contra calor, líquidos, abrasão e desgaste, garantindo segurança e durabilidade. É fundamental que os fios não entrem em contato com partes da aeronave, mesmo em condições de vibração ou inclinação extrema.
Diretrizes para instalação:
- Fixação e folga:
- Os grampos devem manter os fios afastados de superfícies estruturais e equipamentos móveis.
- Deve haver uma folga suficiente entre o último grampo e os terminais elétricos, evitando tensões que possam comprometer a integridade dos terminais ou amortecedores.
- Passagem por anteparas:
- Sempre utilize ilhós ou anéis isolantes de borracha ou plástico não abrasivo para proteger os fios contra atrito.
- Mantenha um mínimo de 3/8 in. (0,95 cm) entre os fios e a antepara, a menos que um ilhós esteja instalado.
- Proximidade com linhas de fluido inflamável:
- Evite posicionar cabos próximos a linhas de combustível, óleo ou fluidos hidráulicos. Se necessário, os fios devem ser instalados acima das linhas de fluido inflamável e firmemente fixados.
- Quando possível, mantenha uma distância de 6 in. (15,24 cm). Distâncias menores, até 2 in. (5 cm), são aceitáveis somente se o fio estiver fixado por grampo.
- Áreas de estruturas móveis:
- Ao passar cabos próximos a componentes móveis, como trem de pouso e flaps, mantenha uma folga suficiente para permitir o movimento sem que os fios fiquem frouxos ou em contato com peças em movimento.
- Proteção contra calor:
- Use cabos com isolamento apropriado em áreas expostas a altas temperaturas, como próximo a tubos de escape ou resistores.
- Fios com isolamento resistente a temperaturas de até 500°F (260°C) devem ser utilizados nessas condições.
Durante a inspeção da aeronave, o técnico deve verificar cuidadosamente os fios em áreas críticas para identificar desgaste, contato inadequado ou proximidade com fontes de calor ou movimento, garantindo a conformidade com os padrões de segurança.