Indicador de Curva – Parte Interna
O indicador de curva utiliza um giroscópio montado horizontalmente para medir o grau e a direção de uma curva realizada pela aeronave. Quando o avião inclina-se para a direita, o giroscópio desloca-se para a esquerda e vice-versa. Este movimento é transmitido ao ponteiro do instrumento por meio de um sistema de articulação, que indica ao piloto se a curva está sendo feita à direita ou à esquerda. A precisão do desvio do ponteiro é garantida por uma mola centralizadora que atua contra o movimento do giroscópio e ajusta a tensão de modo proporcional ao regime de curva.
Após a execução da curva, a mola centralizadora retorna o giroscópio à posição neutra assim que o voo estabiliza em linha reta e horizontal. Um amortecedor do tipo cilindro, composto por um pistão e um cilindro, controla as oscilações do giroscópio. O pistão comprime o ar no interior do cilindro quando o giroscópio inclina, atuando como um sistema de amortecimento que evita oscilações excessivas. Esse amortecedor também funciona como um freio, limitando a velocidade com que o ponteiro retorna à posição neutra e prevenindo que ultrapasse o centro do mostrador.
Montado de maneira que gire em torno do eixo transversal, o giro do instrumento é sensível apenas a movimentos de inclinação lateral, permanecendo imune a movimentos de guinada e arfagem da aeronave, garantindo uma leitura precisa e confiável durante a execução de curvas.