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Indicador de Torque

O sistema de indicação de torque funciona a partir da alimentação de 28 VCC do indicador de torque e da unidade condicionadora de sinais (SCU). O sensor de torque detecta a diferença de sinais entre pontos de alta e baixa relutância, gerados pelo eixo de torque e o eixo de referência, e envia os dados à SCU. Nesta etapa, o sinal passa por compensação devido a variações de temperatura e irregularidades de usinagem nas engrenagens, uma vez que essas variações podem causar falsas leituras de torque.

A SCU converte o sinal recebido em uma tensão proporcional de 0 a 5 VCC, correspondente ao torque real do motor. Esse sinal processado é enviado ao indicador de torque, que, através de um amplificador servo e um motor CC, posiciona o ponteiro de forma proporcional ao valor do torque detectado. Se houver falha de entrada no sinal, o sistema indicará zero. No caso de falha na alimentação elétrica, a indicação ficará abaixo de zero e o visor digital se apagará.

Este mecanismo assegura precisão na leitura do torque, evitando erros causados por variações mecânicas e térmicas, garantindo uma indicação confiável e segura durante a operação da aeronave.