Indicador Turn and Bank
O indicador de inclinação e curva, conhecido também como “pau e bola” ou Turn and Bank, é um instrumento fundamental na aviação para assegurar a execução de curvas coordenadas e avaliar a inclinação lateral da aeronave em voo. Ele consiste em duas partes principais: um ponteiro de curva, acionado por giroscópio, e um inclinômetro, que utiliza uma esfera em um tubo curvado contendo fluido amortecedor.
O giroscópio, responsável por operar o ponteiro de curva, pode ser alimentado por sistemas de vácuo, pressão de ar ou eletricidade, garantindo o funcionamento do instrumento. A indicação fornecida pelo ponteiro revela a razão de curva da aeronave, expressa em graus por segundo. Instrumentos calibrados, como o indicador de 2 minutos, ajudam a determinar curvas padrão de 3 graus por segundo, levando 2 minutos para completar um giro de 360 graus. Já o indicador de 4 minutos, desenvolvido para aeronaves de alta velocidade, realiza curvas a 1,5 graus por segundo.
O mecanismo reverso do instrumento assegura que a agulha indique corretamente a direção da curva. Em aeronaves leves monomotoras, que geralmente utilizam giroscópios movidos a vácuo, o Turn and Bank pode ser acionado eletricamente como uma medida de segurança em caso de falha no sistema de vácuo.
O inclinômetro, parte essencial para medir a derrapagem da aeronave, contém uma esfera que se move dentro de um tubo de vidro curvado preenchido com querosene. Durante o voo, a posição da esfera indica se a curva está coordenada ou se há derrapagem lateral.
Ambos os sistemas, elétrico e a vácuo, baseiam-se no princípio giroscópico, sendo projetados para fornecer informações precisas sobre a inclinação e a coordenação de curvas da aeronave. O desempenho adequado do instrumento depende de uma regulação precisa do vácuo e da energia elétrica disponível, garantindo a segurança e eficiência do voo.