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Indicadores de Rotação

O tacômetro é um instrumento que mede a rotação de partes móveis dos motores de aeronaves. Nos turboélices, ele indica a velocidade de rotação do compressor/turbina de potência (Ng) e da hélice (Nh). Em motores convencionais, mede a rotação da hélice, e em motores jatoturbo, do eixo-rotor. Em algumas aeronaves, há três sistemas de indicação de rotação independentes: turbina de potência/hélice (Np), rotor de alta pressão (Nh) e de baixa pressão (Ni).

Nos motores convencionais, a escala do tacômetro é calibrada em rotações por minuto (RPM), enquanto nos motores a reação é expressa em porcentagem de RPM. Tacômetros modernos combinam escalas analógicas e digitais (em cristal líquido). Os principais tipos utilizados são:

  1. Tacômetro mecânico: opera por meio de cabos flexíveis e engrenagens.
  2. Tacômetro elétrico: usa um gerador de corrente alternada e exibe a rotação em instrumentos calibrados.
  3. Tacômetro eletrônico: mais preciso, converte o sinal da rotação em pulsos elétricos processados por circuitos eletrônicos.