A Inspeção Anual é uma inspeção completa da fuselagem e do grupo motopropulsor exigida para aeronaves certificadas pela FAA que operam sob as regras da 14 CFR Parte 91 (Regras Gerais de Operação e Voo). Essa inspeção é obrigatória para aeronaves que não estão inscritas em um dos programas especiais de inspeção autorizados.
Ela deve ser realizada a cada 12 meses e conduzida por um técnico de manutenção de aeronaves que possua certificação Airframe and Powerplant (A&P) e uma Autorização de Inspeção (IA – Inspection Authorization).
A abrangência da inspeção anual é a mesma da inspeção de 100 horas, que é exigida para aeronaves operadas para fins comerciais. Isso significa que a inspeção cobre uma verificação completa de todos os sistemas críticos da aeronave, incluindo:
- Estruturas da aeronave (fuselagem, asas, superfícies de controle).
- Sistemas de propulsão (motores e hélices).
- Sistemas elétricos e aviônicos.
- Trem de pouso.
- Sistemas de combustível e hidráulico.
- Instrumentos e equipamentos de segurança.
Caso a aeronave não passe na inspeção anual, ela não pode voar até que todas as discrepâncias sejam corrigidas e a aeronave seja liberada para voo por um técnico qualificado.