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Instalação de Parafusos e Porcas

A instalação adequada de parafusos e porcas em estruturas aeronáuticas requer o cumprimento de especificações técnicas rigorosas para garantir segurança e durabilidade. Pequenas folgas nos furos para parafusos são aceitáveis em situações onde não há inversão de carga ou esforços significativos. Exemplos incluem suportes de polias, caixas de conduítes e revestimentos.

Requisitos para Furos de Parafusos:

  • Os furos devem proporcionar total apoio à cabeça do parafuso e à porca, evitando folgas desnecessárias ou ovalizações.
  • Parafusos não preenchem os furos como rebites, o que requer atenção na montagem para evitar deformações estruturais.

Manutenção de Furos Ovalizados:

  • Para peças críticas com furos ovalizados, a consulta aos manuais do fabricante é indispensável antes de alargar ou redimensionar o furo.
  • Em peças de menor importância, furos podem ser alargados para o próximo diâmetro padrão.

Tolerâncias e Ajustes:

  • Furos ajustados para parafusos são especificados em reparos ou estruturas originais, com folga máxima de 0,0015 polegadas.
  • Para ajustes mais rigorosos, como o “tight-drive”, o parafuso deve ser inserido com batidas controladas, enquanto no “light-drive”, o peso do martelo é suficiente para movê-lo.

Essa prática assegura a funcionalidade estrutural e o alinhamento correto dos componentes aeronáuticos, minimizando os riscos de falhas durante a operação.