Instrumentos de Medição de Corrente Alternada
Os instrumentos de medição desenvolvidos para corrente contínua (CC), como o ohmímetro, não são adequados para medir diretamente corrente alternada (CA). Isso ocorre porque os ohmímetros utilizam bobinas móveis posicionadas em campos magnéticos permanentes, que se comportam de forma inadequada diante das oscilações características da CA.
Na CA, a corrente muda de direção em um ritmo rápido, alternando sua polaridade em cada ciclo. Quando a corrente flui em uma direção, a bobina tenta se mover nesse sentido, mas, ao inverter a direção no ciclo seguinte, a bobina tenta retornar, sem tempo suficiente para estabilizar-se em uma posição média. Assim, o valor médio medido em um ciclo completo de CA resulta em zero, tornando o instrumento incapaz de fornecer uma leitura útil para a corrente alternada.
Entretanto, esses medidores podem ser adaptados para medir CA se a corrente que passa pelo dispositivo for retificada. A retificação converte a corrente alternada em corrente contínua, permitindo que o medidor de magnetismo permanente funcione corretamente, apresentando uma leitura representativa da magnitude da corrente ou tensão alternada. Este processo é fundamental para ampliar a aplicabilidade dos medidores tradicionais em sistemas elétricos que utilizam CA.