Limites da Corrosão
A corrosão, independentemente de sua intensidade, é sempre considerada um dano à estrutura da aeronave. Assim, o dano causado pela corrosão é classificado em quatro categorias, cada uma com ações específicas recomendadas:
- Dano desprezível: Refere-se à corrosão inicial que afeta apenas a camada de proteção, como pintura ou revestimento. Apesar de “desprezível” não significar ignorável, este tipo de dano requer limpeza, tratamento e pintura adequados para interromper o processo corrosivo e evitar sua progressão.
- Dano reparável por remendo: Quando a corrosão atinge um nível mais significativo, exigindo que a área afetada seja tratada com a aplicação de um remendo, seguindo as orientações especificadas no Manual de Reparo Estrutural (SRM).
- Dano reparável por reforço: Indica que o dano é mais extenso e requer reforço estrutural. Essa reparação também deve seguir rigorosamente o manual técnico adequado.
- Dano irreparável: Em situações onde a corrosão excede os limites de reparo estipulados, a substituição completa da peça ou componente é necessária.
É essencial que todas as ações de reparo sejam realizadas com base nas especificações do fabricante e utilizando materiais e procedimentos adequados para garantir a integridade e a segurança da estrutura da aeronave.