Manetes de Potência e Mistura

Manete de potência controla a quantidade de energia fornecida pelo motor, ajustando a abertura da borboleta do carburador ou o fluxo de combustível nos motores a injeção:

  • Aumentar Potência: Movendo a manete para frente, aumenta-se o fluxo de ar e combustível, elevando a rotação do motor e a potência.
  • Reduzir Potência: Movendo a manete para trás, reduz-se a entrada de ar e combustível, diminuindo a potência.

Manete de Mistura

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Ajusta a proporção entre ar e combustível para otimizar a combustão em diferentes altitudes e condições:

  • Mistura Rica: Indicada para decolagens, subidas e operações em baixa altitude.
  • Mistura Pobre: Usada em cruzeiros para economizar combustível e manter a eficiência.

Tacômetro

O tacômetro mede a rotação por minuto (RPM) do motor, fornecendo ao piloto informações sobre o desempenho:

  • Faixa Verde: Indica operação normal do motor.
  • Faixas de Cuidado: Evitam-se áreas de rotação que possam causar vibração ou sobrecarga do motor.

Localização e Configuração

A disposição das manetes e instrumentos varia de acordo com o fabricante e o modelo da aeronave. Nos aviões Cessna, por exemplo:

  • As manetes de potência e mistura geralmente têm design tipo botão deslizante, permitindo ajustes finos.
  • O tacômetro está posicionado no painel principal, de fácil leitura para o piloto.