Mapeamento de Terreno com Radar Meteorológico
Embora o radar meteorológico seja projetado principalmente para detectar tempestades elétricas e condições climáticas adversas, ele também pode ser utilizado como um sistema de navegação alternativo, fornecendo informações sobre o terreno abaixo da aeronave. Esse recurso é conhecido como modo de mapeamento de terreno.
Funcionamento do Mapeamento de Terreno
- Feixe em Leque Amplo:
- No modo de mapeamento, o radar utiliza um feixe em leque para cobrir uma área mais ampla do que o feixe concentrado usado na detecção de tempestades.
- Esse feixe permite varreduras extensas e coleta de dados detalhados sobre a superfície do solo (ver Figura 16-18).
- Reflexão dos Sinais:
Propriedades dos Alvos no Solo
Os diferentes tipos de superfícies no solo refletem os sinais de radar de maneiras distintas. Compreender essas propriedades é essencial para interpretar corretamente o display de mapeamento:
- Água Suave e Plana:
- Reflexão mínima, retornando sinais de baixa intensidade.
- Áreas aquáticas aparecem como zonas escuras ou de menor contraste no display.
- Grandes Cidades:
- Florestas e Vegetação Densa:
- Absorvem grande parte do sinal, refletindo apenas uma pequena fração.
- Retornam como zonas de baixa intensidade.
Aplicações Práticas
- Navegação Alternativa:
- Durante o voo em áreas remotas ou com baixa visibilidade, o mapeamento de terreno ajuda na orientação geográfica e na identificação de marcos importantes.
- Planejamento de Rota:
- Permite identificar características do terreno que podem influenciar o voo, como montanhas, vales ou áreas urbanas.
- Segurança em Voo:
- Oferece uma referência visual para evitar áreas de terreno elevado, especialmente em condições meteorológicas adversas ou durante aproximações em baixa altitude.
Interpretação do Display
O piloto deve estar bem treinado para interpretar as imagens de radar no modo de mapeamento. Isso inclui:
- Reconhecer os diferentes níveis de intensidade do sinal refletido.
- Diferenciar características naturais, como água, florestas e montanhas, de características artificiais, como cidades ou construções.
O mapeamento de terreno é um exemplo de como os sistemas de radar podem ser usados de forma multifuncional, aprimorando a segurança e a eficiência do voo em diversas condições.