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Para aumentar a durabilidade e reduzir o desgaste em componentes mecânicos submetidos a atrito, são utilizados materiais específicos e tratamentos superficiais avançados. Esses processos aumentam a resistência ao desgaste e prolongam a vida útil das peças, sendo amplamente aplicados em motores aeronáuticos e outros sistemas críticos.

Tratamentos Superficiais

  1. Cementação:
    • Processo térmico em que a superfície da peça de aço é enriquecida com carbono em alta temperatura.
    • Aumenta a dureza superficial enquanto mantém o núcleo mais dúctil, ideal para resistir ao desgaste sem comprometer a resistência a impactos.
  2. Nitretação:
    • Enriquecimento da superfície com nitrogênio, formando uma camada dura e resistente ao desgaste.
    • Realizado em temperaturas mais baixas que a cementação, reduzindo deformações e tensões residuais.
  3. Cromagem Dura:
    • Processo eletroquímico que deposita uma camada de cromo duro na superfície da peça.
    • Confere alta dureza, resistência à corrosão e redução de atrito, sendo comum em cilindros, moentes, munhões e ressaltos de comando de válvulas.

Materiais Antifricção

  1. Ligas de Alta Dureza:
    • Aplicadas em componentes de maior custo e exposição a cargas elevadas, como eixos e engrenagens.
  2. Materiais Macios com Propriedades Lubrificantes:
    • Usados em peças de menor custo para minimizar o desgaste do conjunto.
    • Bronze Fosforoso: Resistente e com boa capacidade de lubrificação.
    • Metal Patente: Liga macia utilizada em bronzinas, casquilhas e buchas, com alta durabilidade em condições normais.