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O peso máximo de pouso (Maximum Landing Weight – MLW) é o peso máximo permitido para uma aeronave no momento do pouso, visando garantir a segurança estrutural e operacional. Em aeronaves comerciais de grande porte, como aviões de fuselagem larga, o peso máximo de pouso pode ser até 100.000 libras menor que o peso máximo de decolagem (Maximum Takeoff Weight – MTOW), ou até mais, dependendo do modelo da aeronave e de seus limites estruturais e de desempenho.

Essa diferença é essencial devido a fatores como:

  1. Limitações estruturais: O trem de pouso e outros componentes da fuselagem são projetados para suportar uma carga específica durante o impacto do pouso.
  2. Eficiência operacional: Reduzir o peso ajuda a melhorar o controle e a manobrabilidade da aeronave durante a aterrissagem.
  3. Requisitos regulatórios: Garantem que a aeronave esteja dentro de margens de segurança para operação.

Se uma aeronave ultrapassar o MLW próximo ao pouso (por exemplo, em situações de emergência logo após a decolagem), pode ser necessário realizar um alijamento de combustível para reduzir o peso até níveis seguros antes de pousar.