fbpx

Medidor de Fadiga

O sistema descrito opera utilizando a interação de aceleração com componentes mecânicos e magnéticos. Quando uma aceleração positiva é aplicada ao instrumento, a massa sensora montada sobre uma mola principal desloca-se para baixo em relação à caixa do dispositivo. Esse movimento é transmitido ao tambor da corrente, através de molas secundárias e de uma corrente de ligação. Assim, o ressalto acoplado ao tambor gira sobre a face do comutador, promovendo a indicação do valor medido.

O amortecimento é realizado por uma unidade que usa correntes parasitas. Essa unidade contém um cilindro que gira ao redor de um núcleo metálico, ambos localizados em um campo magnético permanente. A engrenagem acoplada ao sistema contribui para a ação da massa secundária, garantindo que as oscilações sejam suavizadas.

Este mecanismo garante a precisão do medidor de fadiga ao controlar as flutuações causadas por variações bruscas na aceleração, sendo um exemplo de aplicação de princípios físicos em sistemas de medição de desempenho estrutural.