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Medidor de Fluxo de Combustível

Os sistemas de medição de fluxo de combustível indicam o consumo de combustível durante a operação da aeronave. Esses sistemas são fundamentais em aeronaves maiores e multimotores, mas também podem ser utilizados em qualquer aeronave em que a economia de combustível seja crítica.

Em motores a pistão, o sistema típico de medição de fluxo de combustível consiste em um transmissor e um indicador. O transmissor é instalado na linha de combustível entre a saída do carburador e o sistema de alimentação do motor. A gasolina, ao fluir pelo transmissor, movimenta uma palheta medidora que opera contra a resistência de uma mola calibrada. O movimento da palheta é proporcional à taxa de fluxo, sendo convertido em sinais elétricos e transmitido ao indicador no painel da cabine. Para minimizar oscilações, o sistema inclui um amortecedor que reduz as flutuações causadas por bolhas de ar.

Já nos motores a turbina, o sistema é mais complexo. Ele utiliza um impulsor e uma turbina montados na linha principal de combustível. O impulsor gira a uma velocidade constante, criando um momento angular que move a turbina até atingir equilíbrio com uma mola reguladora calibrada. A posição da turbina é convertida em um sinal elétrico proporcional ao fluxo e exibida no indicador da cabine. Além disso, existe uma válvula de alívio para drenar o excesso de combustível quando necessário.

A maioria dos indicadores de fluxo em aeronaves de motores a pistão está calibrada em galões por hora, enquanto os sistemas para motores a turbina normalmente utilizam libras por hora como unidade de medida. Esses sistemas desempenham um papel essencial na gestão eficiente do combustível e na manutenção da segurança operacional.