fbpx

Os medidores de frequência do tipo “vibrating-reed” são instrumentos simples usados para indicar a frequência de uma corrente alternada (C.A.). O funcionamento baseia-se no fenômeno de ressonância, utilizando palhetas com frequências naturais de vibração que correspondem a valores de frequência da corrente a ser medida.

Quando a corrente alternada percorre a bobina do instrumento, ela gera um campo magnético que atrai a armadura de ferro associada a uma barra de suporte flexível. Essa barra sustenta palhetas ajustadas para diferentes frequências naturais de vibração, geralmente em uma faixa como 110 a 130 ciclos por segundo (CPS), marcadas de maneira equivalente na escala de medição (e.g., 110 CPS como 55 ciclos).

A frequência da corrente alternada excita todas as palhetas ligeiramente, mas apenas aquela cuja frequência natural coincide com a frequência da corrente vibrará com maior amplitude. A leitura é feita diretamente na escala, observando qual palheta apresenta maior movimento. Em versões do medidor, variações como peso ajustado no topo das palhetas permitem frequências específicas sem alterar o comprimento das mesmas.

Esse tipo de medidor é eficiente e visualmente direto, ideal para verificações rápidas em sistemas de C.A., sendo robusto e de fácil operação.