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Métodos de Limpeza Exterior de Aeronaves

Lavagem Úmida
Utiliza água e compostos químicos de limpeza aplicados por pulverização, jato ou esfregão, seguidos de enxágue com jato de alta pressão. Este método é eficaz para remover óleo, graxa e depósitos de carvão, mas não remove corrosão ou óxidos. Produtos alcalinos ou emulsões são frequentemente utilizados.

Lavagem a Seco
Indicada para remover poeira ou pequenas sujeiras em situações onde o uso de líquidos é impraticável. Não é adequada para depósitos espessos de graxa ou óleo, especialmente em áreas próximas ao escapamento. Os produtos são aplicados com pulverizador, escovão ou pano, e removidos por escovamento ou pano limpo.

Polimento
Restaura o brilho e remove oxidações ou corrosão das superfícies, podendo ser realizado manualmente ou com equipamentos mecânicos. Requer que as superfícies estejam previamente limpas. Produtos abrasivos variam em intensidade, sendo imprescindível seguir as recomendações do fabricante.

Cuidados Gerais

  • Realizar a limpeza na sombra para evitar manchas causadas por evaporação rápida de compostos químicos em superfícies quentes.
  • Proteger aberturas para evitar entrada de líquidos ou agentes de limpeza.
  • Superfícies sensíveis, como carenagem de radar ou partes pintadas com material inerte, devem ser limpas com esponjas suaves ou gaze de algodão, sem esfregões abrasivos.
  • Utilizar solventes como querosene para manchas de óleo e, em seguida, lavar com sabão e água para evitar resíduos.
  • Limpar superfícies plásticas com água e sabão à mão, evitando fricção seca que gera eletricidade estática, causadora de adesão de sujeira.

Restrições de Produtos

Nunca use acetona, benzina, tetracloreto de carbono, thinner, limpa-vidros em spray, gasolina ou fluidos degelantes, pois estes podem danificar materiais como plásticos e borrachas.

Manutenção Pós-Limpeza

Após a limpeza, aplique graxa nas partes móveis, como dobradiças e encaixes, para restaurar a lubrificação e prevenir corrosão.