O estado de carga de uma bateria de chumbo-ácido é indicado pela densidade do eletrólito, que varia conforme as condições internas das placas. O densímetro é o instrumento utilizado para medir essa densidade, funcionando como um pequeno tubo de vidro com escala calibrada, geralmente entre 1.100 e 1.300, que flutua verticalmente em uma seringa contendo o eletrólito.
A densidade do eletrólito está diretamente relacionada ao estado de carga:
Em baterias novas e totalmente carregadas, o eletrólito é composto por cerca de 30% de ácido e 70% de água. Durante a descarga, a densidade diminui. Em aeronaves, devido à alta demanda de energia, uma bateria com 50% de carga já necessita de recarga imediata.
Condições para Testes Precisos:
- Temperatura: A densidade varia com a temperatura. Leituras entre 21°C e 32°C não requerem correção; fora dessa faixa, é necessário usar fatores ou escalas de correção.
- Adição de Água: A leitura deve ser feita antes de adicionar água destilada, pois esta pode não estar uniformemente misturada, gerando dados incorretos.
- Composição do Eletrólito: Apenas água destilada deve ser usada para compensar a evaporação, garantindo a confiabilidade das medições.
Segurança:
Manusear eletrólito requer cuidado, pois o ácido sulfúrico é altamente corrosivo. Caso entre em contato com a pele, deve-se lavar a área com água em abundância e aplicar bicarbonato de sódio para neutralizar o ácido.
Os testes com densímetro são fundamentais e devem ser realizados regularmente para garantir o desempenho e a segurança operacional das baterias utilizadas em aeronaves.