Mínimos Meteorológicos
Os mínimos meteorológicos estabelecem as condições mínimas de visibilidade e teto para que uma aproximação e pouso sejam realizados com segurança, dependendo de fatores como os componentes do ILS e a categoria da aeronave.
Categoria da Aeronave
As categorias (A, B, C, D e E) baseiam-se na velocidade indicada durante o cruzamento da cabeceira da pista, calculada como 1,3 vezes a velocidade de stall (Vso) em peso máximo de pouso. A categoria é fixa, independentemente de mudanças na configuração ou velocidade momentânea da aeronave. Conhecer a categoria é crucial para determinar os mínimos de cada procedimento.
Componentes do ILS
A operação ou falha de componentes do sistema ILS influencia diretamente os mínimos meteorológicos:
- FULL: ILS completo em operação. Exemplo: DA de 290 pés, teto de 300 pés e visibilidade de 1200 metros.
- ALS out: Luzes do sistema de aproximação inoperantes aumentam a visibilidade mínima necessária.
- GS out: Glide Slope inoperante transforma o procedimento em não-precisão, elevando MDA e os requisitos de visibilidade.
Pouso Direto e Aproximação Circular
Para pouso direto, os mínimos variam conforme a categoria e a disponibilidade de componentes. Exemplo: com GS inoperante, MDA é de 430 pés, teto de 400 pés, e visibilidade entre 1600 e 2000 metros dependendo da categoria. Na aproximação circular, os valores de MDA, teto e visibilidade são mais elevados e variam entre 780 pés (categoria A) a 980 pés (categorias C a E), com visibilidades de 1600 a 4800 metros.
Relevância
A análise dos mínimos meteorológicos combina informações das tabelas específicas de cada procedimento com as condições do aeródromo. Isso garante que os valores estejam adequados à situação real e à segurança operacional.