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O motor a reação funciona com base na aceleração de gases para trás, utilizando a força de reação gerada, conforme descrito pela 3ª Lei de Newton. Esta lei estabelece que para toda ação, há uma reação de igual intensidade e direção oposta. Nos motores a reação, o princípio básico consiste em utilizar a energia dos gases de combustão para criar empuxo.

Elementos do Funcionamento

  1. Combustão e Pressão dos Gases: O “agente ativo” no processo é o gás em combustão no interior do motor. Este gás atinge altas pressões e temperaturas, gerando forças em duas direções:
    • Tração para frente: Empurra o motor em direção oposta ao fluxo dos gases.
    • Empuxo para trás: Expulsa os gases queimados pela exaustão, criando o jato característico.
  2. Natureza Passiva do Motor: Apesar da percepção de que o motor “empurra os gases”, ele apenas canaliza e orienta a força gerada pelos gases em combustão. Sua estrutura passiva direciona os gases em alta velocidade através de diferentes estágios, otimizando o empuxo.

Etapas do Processo

  1. Admissão: O ar atmosférico é sugado para dentro do motor.
  2. Compressão: O ar é comprimido por compressores axiais ou centrífugos, aumentando sua pressão.
  3. Combustão: Combustível é misturado ao ar comprimido e inflamado, liberando energia térmica e aumentando ainda mais a pressão dos gases.
  4. Expansão e Exaustão: Os gases quentes se expandem através das turbinas, transferindo energia mecânica para o eixo do motor e sendo expelidos em alta velocidade pela saída do motor.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Representação Didática

Embora didaticamente representados como “gases de combustão” que se transformam em “gases de escape” abruptamente, essa transição ocorre de forma gradual na prática. Os gases de escape, ao serem expelidos, interagem com o ambiente, criando o jato que gera a propulsão.