O motor de combustão interna é amplamente utilizado em aeronaves devido à queima do combustível ocorrer diretamente no interior do próprio motor. Esse processo é realizado em câmaras de combustão, onde a mistura ar-combustível é comprimida e ignitada, gerando a energia necessária para movimentar os pistões ou turbinas, dependendo do tipo de motor.
Uma das principais vantagens do motor de combustão interna para aplicações aeronáuticas é sua leveza em comparação com outros sistemas, como motores de combustão externa. Essa característica é crucial na aviação, pois uma relação peso-potência favorável reduz o peso total da aeronave, melhorando a eficiência no voo e possibilitando maior carga útil.
Além disso, os motores de combustão interna são mais compactos, o que facilita sua integração em projetos aeronáuticos onde espaço e aerodinâmica são fatores determinantes. A queima interna do combustível também aumenta a eficiência térmica, convertendo diretamente a energia liberada na combustão em trabalho mecânico com perdas reduzidas. Isso contribui para a economia de combustível e maior autonomia de voo.
Essa configuração é encontrada em motores a pistão, amplamente usados em aeronaves menores, como aviões de treinamento, agrícolas e algumas categorias de aviação geral.
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