Motores de Partida
Os motores de partida combinam as funções de motor de partida e gerador em uma única unidade compacta, sendo amplamente utilizados em aeronaves de turbo-hélice e turbinas, como o Beechcraft King Air e o Cessna Citation.
Funcionamento
- Modo de Partida:
- Utiliza um enrolamento de campo de baixa resistência conectado em série com a armadura.
- Gera alta corrente e torque elevado para iniciar o motor da aeronave.
- Modo Gerador:
- O enrolamento de campo em derivação, de alta resistência, é energizado para produzir o campo magnético necessário.
- Funciona como um gerador com excitação em derivação, fornecendo corrente contínua de até 300 A e 28,5 V ao sistema elétrico da aeronave.
Tipos de Motores de Partida
- Com Dois Enrolamentos de Campo:
- Com Apenas um Enrolamento de Campo:
- Requer circuitos especializados na GCU (Unidade de Controle do Gerador) para aumentar o torque de partida.
Vantagens
- Compactação: Combina motor de partida e gerador, reduzindo peso e tamanho.
- Engrenagem Unificada: Um único mecanismo de engrenagem para ambos os modos, eliminando a necessidade de engates/desengates adicionais.
Desvantagens
- Baixo Desempenho em Baixo RPM: A unidade não consegue manter rendimento total em baixa rotação, sendo mais adequada para aeronaves que operam em alta rotação.
Os motores de partida oferecem uma solução integrada e eficiente, especialmente para aeronaves de turbina, onde o espaço e o peso são críticos.