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Os motores com cilindros dispostos em linha são caracterizados por sua configuração compacta em termos de largura, com os cilindros organizados sequencialmente em uma única fila ao longo do eixo de manivelas. Embora possuam vantagens em termos de área frontal reduzida, suas limitações estruturais e funcionais restringem sua aplicação na aviação.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Características Principais:

  1. Disposição dos Cilindros:
    • Os cilindros são alinhados em uma única fileira, resultando em uma área frontal menor, o que teoricamente reduz o arrasto aerodinâmico.
    • Essa configuração é mais compatível com fuselagens estreitas, algo incomum na maioria das aeronaves.
  2. Desafios Estruturais:
    • Eixo de Manivelas Longo: A extensão do eixo reduz sua rigidez, tornando-o mais suscetível a vibrações torsionais, o que afeta negativamente o desempenho e a durabilidade.
    • Peso Elevado: O design alongado e a necessidade de reforços estruturais para lidar com as vibrações aumentam significativamente o peso do motor.
  3. Aplicações Limitadas:
    • A relação desfavorável entre peso e potência, somada às dificuldades de manutenção e desempenho, restringiu seu uso em aeronaves modernas.
    • Embora tenha sido empregado em algumas aeronaves históricas, seu uso hoje é raro.