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Os motores com cilindros horizontais opostos são amplamente utilizados em aviões leves devido às vantagens estruturais e funcionais que oferecem. Essa configuração apresenta os cilindros dispostos de forma simétrica em lados opostos de um eixo central, proporcionando equilíbrio dinâmico natural durante o funcionamento.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Vantagens Principais:

  1. Área Frontal Reduzida: O arranjo achatado minimiza a área exposta ao fluxo de ar, diminuindo o arrasto aerodinâmico.
  2. Compactação: O design permite que o motor ocupe menos espaço, facilitando sua integração na estrutura da aeronave.
  3. Facilidade de Manutenção: A acessibilidade aos cilindros facilita reparos e inspeções regulares, reduzindo custos operacionais.
  4. Custo Efetivo: A simplicidade de fabricação e operação torna essa configuração mais econômica, especialmente em aeronaves de pequeno porte.

Características Comuns:

  • Número de Cilindros: Frequentemente encontrados em versões de quatro ou seis cilindros, oferecendo um equilíbrio entre peso e potência.
  • Refrigeração: Geralmente refrigerados a ar, o que simplifica o sistema de refrigeração e reduz peso.
  • Vibração Reduzida: O design balanceado reduz vibrações, aumentando o conforto e a durabilidade dos componentes.