Movimentos da Aeronave

Movimentos da Aeronave

Os movimentos básicos de uma aeronave são realizados ao redor de três eixos principais que se interceptam no centro de gravidade (CG) da aeronave:

  1. Eixo Longitudinal: estende-se de ponta a ponta, do nariz à cauda. O movimento em torno deste eixo chama-se rolagem, também conhecido como bancagem ou inclinação lateral. Esse movimento é controlado pelos ailerons localizados nas asas.
  2. Eixo Transversal ou Lateral: estende-se de uma asa à outra. O movimento em torno deste eixo é denominado arfagem ou tangagem, sendo controlado pelo profundor, que permite a aeronave subir (cabrar) ou descer (picar).
  3. Eixo Vertical: atravessa a aeronave de cima para baixo. O movimento ao redor deste eixo é chamado de guinada e é controlado pelo leme de direção, permitindo ajustes laterais no curso da aeronave.

Indicadores de Curva e Derrapagem

Indicadores de curva e derrapagem são instrumentos fundamentais para monitorar a qualidade da curva e possíveis derrapagens laterais da aeronave. Há duas categorias principais:

  • Indicadores de jato: marcados como “4 MIN TURN”, indicam que uma curva de 360º será completada em quatro minutos com deflexão mínima do ponteiro.
  • Indicadores convencionais e turboélice: identificados como “2 MIN TURN”, indicam uma curva de 360º em dois minutos quando o ponteiro estiver alinhado ao índice lateral. Este tipo tem menor sensibilidade que os de jato.

Modernamente, giroscópios acionados eletricamente substituem instrumentos movidos a ar devido à maior confiabilidade e menor necessidade de manutenção.