Dispositivos de Proteção em Sistemas Elétricos de Aeronaves
Os dispositivos de proteção são essenciais para a segurança e integridade dos sistemas elétricos das aeronaves. Eles previnem danos causados por curtos-circuitos , sobrecorrentes e sobretensões , que podem resultar em incêndios ou falhas de equipamentos críticos.
Tipos de dispositivos de proteção
- Fusíveis :
- Quando ocorre uma sobrecorrente, a carcaça queima, interrompendo o circuito e protegendo as moléculas e os equipamentos.
- Para sistemas que utilizam fusíveis, é necessário manter uma quantidade de fusíveis reservada a bordo, equivalente a pelo menos 50% do número de fusíveis de cada classificação instalada. Se houver apenas uma composição de uma determinada classificação, uma peça sobressalente dessa classificação deverá estar disponível.
- Desconectores :
- Dispositivos rearmáveis que abrem automaticamente o circuito em caso de sobrecorrente ou painel.
- Devem ser do tipo “abertura livre” , ou seja, quando acionados por uma sobrecarga, não podem ser neutralizados manualmente.
- Disjuntores localizados em circuitos essenciais devem ser claramente identificados e acessíveis durante o voo para possibilitar o rearme após a correção da falha.
- A Figura 12-2 exemplifica um painel de interruptores típico de uma aeronave bimotora, onde os interruptores estão posicionados de forma acessível ao copiloto.
- Relés de Corte :
Requisitos Específicos para Dispositivos de Proteção
- Isenção de proteção : Circuitos principais de motores de partida ou circuitos sem risco de danos pela omissão da proteção não desativar dispositivos protetores.
- Proteção individual : Cada circuito essencial deve possuir proteção individual, embora não seja obrigatória a proteção de cada carga individual em sistemas de carga essencial.
- Identificação : Todos os fusíveis, interruptores e chaves devem ser claramente identificados para que a tripulação possa realizar a manutenção necessária de forma rápida e eficiente durante o voo.
Chave-Mestra e Controle de Fontes de Energia
- Toda aeronave deve ter pelo menos uma chave-mestra , que permita a desconexão de todas as fontes de energia do sistema de distribuição. A desconexão real deve ocorrer o mais próximo possível da fonte de energia, utilizando relés .
- Em aeronaves mais complexas, podem ser empregadas múltiplas chaves-mestras para isolar sistemas específicos:
- Chave-mestra de aviônica : Desconecta a energia elétrica de todos os equipamentos de navegação e comunicação.
- Chaves individuais para alternadores e baterias : Permitem o controle separado de cada sistema de geração de energia.
- Exemplo do Cirrus SR22 : Esta aeronave possui dois sistemas independentes de bateria e alternador (bateria/alternador #1 e #2), onde o segundo sistema é o primário. Uma chave-mestra controla especificamente a energia da aviônica, utilizando um solenóide para ativar ou desativar o barramento da aviônica.